Passeios

Confira onde existem ciclovias e ciclofaixas em Fortaleza

Atualmente, a capital cearense possui 127,5 quilômetros de malha cicloviária, sendo dividida em 32 ciclovias e 29 ciclofaixas

Por Rosana Romão em Mobilidade Urbana

26 de agosto de 2015 às 06:00

Devido ao crescimento das grandes cidades, novos modais de transporte precisam ser reestruturados para dar fluidez ao trânsito. Em Fortaleza, isso se demostrou quando a população pressionou a prefeitura e se manifestou em prol da implementação de faixas exclusivas para o trânsito de bicicletas. Apesar de haver pessoas contrárias à iniciativa, o Tribuna do Ceará provou a utilidade das ciclofaixas.

Em busca de alternativas para minimizar os efeitos do trânsito caótico, a administração municipal decidiu investir no modal. No início da atual gestão do prefeito Roberto Cláudio, Fortaleza tinha 73 km de infraestrutura cicloviária. Com a inauguração da ciclofaixa que liga o Montese ao Benfica, Fortaleza conta agora com 127,5 km, sendo 78,8 km de ciclovias e 48,7 km de ciclofaixas.

A malha cicloviária na atual gestão já registra um aumento de 54,5 km. Por meio do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, em consonância com o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), a cidade terá 216 km de infraestruturas cicloviárias expandidas até agosto de 2016. Confira as vias que já possuem ciclofaixa e ciclovias em Fortaleza: